Prazer, Retoricamente!

Prazer, Retoricamente!

 

Comunicar.  Compartilhar informações.  Ser compreendido.

Necessidade básica do ser humano, a comunicação está presente em todos os detalhes das nossas vidas.  Mas e a famosa “arte da persuasão”, a Retórica, já parou para pensar em como a utilizamos?

De uma forma simples, Retórica é uma ciência e uma arte, visto que ela estuda a estrutura de um discurso e os meios que o orador usará para persuadir o público, ou seja, convencer.

Percebam que ao nos comunicarmos estamos sempre em busca desse convencimento, tentando persuadir e impactar alguém de alguma forma, seja com palavras, o tom da voz ou com a postura, de forma até inconsciente.

Fazendo isso, nós nos “vendemos” o tempo todo, como uma marca que passa os seus valores em busca de conexão com o público.  A questão principal é: uma mensagem foi enviada e interpretada.

E a persuasão, diferente do que algumas pessoas pensam, não é algo ruim ou que precisamos temer, ao contrário, quanto mais entendimento sobre o assunto, mais assertivos ficamos e melhor nos comunicamos, gerando entendimento e boas relações.

Por isso, é importante iniciar enxergando como você usa o seu poder de persuasão no dia a dia, qual a sua postura, o tom de voz que utiliza, a colocação dos argumentos e até o momento que escolhe realizar o seu  “discurso”, vender a sua ideia, pois isso pode fazer uma grande  diferença.

Se um pedido de aumento de salário for feito para um chefe com pressa ou em um dia estressante, os resultados obtidos tendem a ser bem diferentes de quando ele estiver tranquilo e receptivo para conversar.  Parece óbvio que a chance de sucesso no 2º caso é bem maior, mas esse é um erro muito comum quando queremos argumentar, nos esquecemos de observar a situação pelo ponto de vista do outro, entendendo seus anseios, necessidades e desejos.

 

Retórica então é algo bem mais próximo do que algumas pessoas possam pensar inicialmente, pois a nossa comunicação é retórica.

 

Para discuti-la, e a comunicação em geral, criamos o Retoricamente, um espaço para conversar sobre tudo o que está relacionado ao ato de comunicar, de persuadir.  A mente retórica é a mente que consegue persuadir melhor o outro e a ela mesma, para se autoliderar e gerar mais entendimento.

Retoricamente falando – uma expressão de ênfase bastante utilizada pelos amigos juristas e filósofos – será um prazer ter vocês por aqui, para que juntos nós possamos persuadir com mais verdade e nos comunicarmos melhor.

Sejam bem-vindos!  😀 

 

 

By |2018-09-12T19:58:47+00:0015 de junho de 2018|Retórica|0 Comentários

Comente: