Vingadores e os 03 pilares da Retórica

Vingadores e os 03 pilares da Retórica

Um fenômeno!! Essa é a melhor palavra para definir o que a Marvel criou.

“Vingadores Ultimato” está nos cinemas e anda impactando muitas pessoas por aí! O filme encerra essa fase cinematográfica de 22 filmes com histórias interligadas e já chegou batendo muitos recordes, como maior abertura Mundial, maior arrecadação em pré-estreia e o mais rápido a atingir 01 bilhão de dólares. E não apenas pelo sucesso, mas também por ele(já que esse sucesso vem de uma Comunicação bem-sucedida em vários níveis), nós resolvemos falar um pouco sobre esse universo que tanto nos encanta.

Por isso, fizemos um Top 03 com os MELHORES DISCURSOS DOS VINGADORES ao longo dessa trajetória e associamos eles aos pilares da Retórica – a arte da Persuasão, assim você também aprende um pouco mais sobre cada um. 😉

3) Discurso final do Homem-de-Ferro no primeiro filme solo:

Que o ícone Tony Stark não tem papas na língua e usa a ousadia como aliada, isso todos já sabem, mas esse momento celebra o início de tudo que criaram para os Vingadores. Quando o ator Robert Downey Jr. pegou o papel em suas mãos na hora de discursar e ao invés de ler ele improvisa:

“A verdade é que… eu sou o Homem de Ferro.”

Nesse momento, eles perceberam que os heróis das HQs trariam novas facetas para o cinema, pois era preciso adaptar ideais, sonhos e frustrações para o momento atual. Ou seja, adaptar ao novo público(regra máxima de persuasão). Esse improviso, gerado pela autoconfiança do próprio ator, acabou virando uma referência.

E CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS! Por isso esse discurso traz o LOGOS da Retórica, a parte racional, os dados que fundamentam as Apresentações. Ao discursar, traga fatos e análises que deixem mais tangível o seu argumento.

2) Discurso final do Pantera Negra:

E na 2ª posição, vem T’Challa com um dos discursos mais comentados no ano passado.  Independente de ser ou não ser fã de histórias de super-heróis, essas palavras ecoaram pelo mundo devido a carga política e social.

No discurso, feito na ONU, ele chama a atenção para a colaboração e o senso de humanidade, sempre se colocando junto a todos e pedindo adesão a essas ideias.

Em Retórica, alguns discursos se destacam pelo senso de pertencimento a grupos, ao todo, evocando sentimentos fortes e grandiosos e utilizando a palavra “nós” como base para criar aproximação.  Um discurso assim representa o PATHOS, a parte EMOCIONAL da Comunicação. E como sempre, geram grande memorização e impacto!

1) Discurso final do Capitão América em Guerra Civil:

Eis aqui o Capitão do time, o grande líder da Marvel. Se você já assistiu Vingadores Ultimato sabe que o discurso no momento decisivo é dele(e não é Spoiler, porque está até no trailer).

Nos quadrinhos, a maioria dos grandes discursos também são dele, pois o personagem é tomado por uma conduta muito forte relacionada a ética e a liberdade. Mesmo quando ele erra, ele assume e pede desculpas, mas não se deixa levar pelo momento e continua agindo guiado pelo que acredita. A verdade que Steve Rogers passa, a coerência do discurso com as ações traz o ETHOS para a nossa lista.

As pessoas não buscam a perfeição no líder ou no Orador, elas buscam alguém para confiar. E isso é demonstrado por um forte idealismo, a coerência de seus atos e a sua sinceridade.  Quando você possui essa AUTORIDADE natural, esse poder de engajar através das suas atitudes, não apenas do discurso, você chega no mais alto grau da Persuasão.

A razão valida, a emoção conecta, mas sem a autoridade, tudo vira falácia ou palavras no vazio.

Nós poderíamos falar sobre isso o dia todo(rs), mas deixaremos para vocês esse papel de propagar bons discursos e boas histórias! Avante Comunicadores!! 🎤

 

#marvel #discursosMarvel #retoricamente #vingadores #melhordiscurso

By |2019-05-03T18:57:36+00:003 de maio de 2019|Oratória, Retórica|0 Comentários

Comente: