Um dos maiores erros que cometemos ao treinar um discurso é treinar o ERRO, não o acerto.
Imagine que você está treinando o que vai falar e de repente as palavras fogem, aí você, muito astuto, resolve pegar o papel para lembrar e continua. (Às vezes até volta a frase anterior e continua, para parecer que não houve falha. ????) Só que… não é isso que seu cérebro aprendeu!
Para o cérebro, a resposta registrada foi: QUANDO houver falha(falhar passou a ser uma opção agora), relaxe, vá olhar o papel. Ou seja, o papel virou uma CONDIÇÃO para a seu bom desempenho.
E como todo cérebro, ele irá poupar atenção e energia para essa tarefa, já que existe uma solução “fácil”, isso se chama falta de FOCO.
Com falta de foco no discurso, você NÃO TREINA O MOMENTO CORRETAMENTE, pois no palco você não pode recorrer ao papel, esperar para ler o Data Show, confiar na resposta do público, no palco é VOCÊ que conduz, que dirige, que coordena a plateia, com segurança e autoridade sobre o que fala.
Percebeu que você treinou algo diferente do momento que viverá??
A sua segurança não está em você, porque você a transferiu para o papel!!
O treino começa quando você acerta todo o discurso SEM usar recursos extras, aí é preciso repetir esse feito mais 02, 05, 10, 20 vezes, a repetição do acerto é o treino, chamamos de Modelagem do SUCESSO. (Anote isso, é para a vida, não só para a Oratória!)
E quando a Apresentação começar, o papel estará lá, escondido, sem você nem lembrar que ele existe, pois ele é um direcionamento para o dia que a sua atenção estiver comprometida, não para dar o seu show no palco.
Para dar um show, CRIE CONEXÃO COM O PÚBLICO, NÃO COM O PAPEL.
Até o próximo post!
Cinthia Erika – Coach de Comunicação e Carreira
Leave A Comment